COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Pedro Martinez

The Ballad of Buster Scruggs: a vida é osso duro...

Velho Oeste

9 DEZ 2018 09h14min

A dica de hoje está recém saída do forno, bem quentinha para você.

The Ballad of Buster Scruggs é o novo filme dos irmãos Cohen, famosos pelo humor negro empregado em suas obras. Dessa vez o tema é a fronteira americana na época do Velho Oeste, ou seja, um faroeste.

A ideia principal é uma antologia, por isso foram criadas 6 histórias diferentes para compor uma espécie de livro romance. É um passeio por temas já tradicionais dos diretores. De um modo conciso e ás vezes impiedoso torna-se único por retratar uma perspectiva sobre a morte. E nessa receita ainda  são adicionadas umas pitadas de comédia, obscuridade e música. E tecnicamente falando ainda há ótima atuação, roteiro e fotografia.

Precisa de mais alguma coisa?!

- Mas Pedroka, o que cada historinha conta?!

Sem spoiler te conto um pedacinho de cada uma.

Buster Scruggs (Tim Blake Nelson) vive o personagem principal da trama: um assassino frio e hilário que demonstra de maneira criativa seus talentos com uma pistola. É um fanfarrão, sem exageros, que com muito estilo demonstra ter otimismo em relação à morte. Tudo isso regado a muito humor e música.

A partir daí a positividade de cada história só diminui. Mas não desista; é uma visão divertida e real da nossa vida, seja no Velho Oeste, ou não.

A segunda história, "Próximo dos Algodões" acompanha James Franco, focando na comédia também e abrindo portas para contos mais melancólicos. Ele é um fora da lei que tenta assaltar um banco mas se dá muito mal. Consegue ser salvo mais ainda assim se dá mal, meio que demonstrando que a vida é osso duro de roer em quase 100% das ocasiões.

Mas claro, nem tudo é resultado só de ações imprudentes. Também sofremos consequências perante ao isolamento, a loucura ou simples azar mesmo.

Chegamos então a terceira história intitulada "Vale Refeição". Nela Liam Neeson é um viajante que leva uma peça itinerante para pequenas cidades, que é estrelada por um homem sem braços e sem pernas. Nessa o mais brutal do humano será dilacerado.

Na sequência, "Cânion de Ouro" vem com uma narrativa poética a respeito da busca incansável por ouro. Veremos a relação do homem com a natureza, vividas por Tom Waits e mais, veremos a ganância tomando o papel central. E a fotografia é de tirar o fôlego. E parece ser um dos melhores enredos do longa.

Chegamos assim na penúltima história, "A Garota Que Ficou Chocada". Conta a história de desesperança de uma mulher sozinha em uma caravana pelo Oeste. Tudo retratado com a ajudinha de complicações de relacionamento na caravana, um cachorro irritante e um futuro incerto. Essa história caberia facilemente em um longa, tamanha sua complexidade.

E por fim temos "Restos Mortais", uma história simples onde conhecemos dois caçadores de recompensa com um gosto pela filosofia e dramaticidade. São eles e mais 3 passageiros conversando sobre o real significado da existência humana a caminho de uma cidade fantasma.

The Ballad of Buster Scruggs faz uso do Velho Oeste como cenário perfeito para retratar os lados mais animais do ser humano.

5 pipocas!

Filme disponivel na Netflix.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Top Comunicaçao