COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Pedro Martinez

Yesterday: o mundo sem Os Beatles...

Acidente bizarro

30 AGO 2019 11h46min

Após um estranho incidente durante um breve blecaute global, ninguém se lembra das músicas dos Beatles, exceto por um humilde cantor e compositor inglês, Jack Malik (Himesh Patel) que, com auxílio de Ellie Appleton (Lily James), sua agente e melhor amiga, segue com pequenas apresentações no condado de Suffolk, na Inglaterra.

Essa é a premissa divertida e fascinante de Yesterday, uma comédia leve que apresenta uma nova maneira de reavaliar o impacto cultural dos Beatles, essencialmente, reintroduzindo sua música no mundo.

E Yesterday é uma carta de amor tão descarada dos Garotos de Liverpool que não perde sua oportunidade de realmente examinar o que fez osetlist dos Beatles ressoar tão bem em escala global, sem tentar contextualizar seu impacto no cenário cultural atual.

Também não há o Oasis, é claro, e alguns outros itens populares dos nossos dias.

Jack não consegue acreditar que o maior grupo do mundo não tocou para ninguém - o Google busca por "beetle" como um erro de digitação relacionando-o ao inseto - e assim ele luta para, um por um, anotar tantos títulos de músicas quanto letras ele puder lembrar. Em uma reviravolta, sentida como por impulso, ele decide então mostrar as músicas como se fossem suas, o que, por sua vez, o torna uma sensação global quase que instantânea e faz com que ele seja invejado por estrelas modernas como Ed Sheeran.

A participação de Ed Sheeran serve como uma crítica à própria indústria e a sua maneira de lidar com a música, criticando a quantidade de composições que podem ter deixado de lado o seu real significado em troca de um refrão mais comercial.

O diretor aproveita para relacionar que, apesar das músicas dos Beatles terem toda a sua importância na indústria musical, a recepção seria diferente na geração das redes sociais. É citada inclusive a influência do quarteto sobre as gerações futuras, como produtos, tipos musicais afetados e até o comportamento da mídia.

E não é só isso. Yesterday moderniza os Beatles de várias maneiras divertidas como quando a proposta de Jack para The White Album é derrubada por sua gravadora por razões de diversidade cultural, ou quando Hey Jude é alterado para algo mais universal como Hey Dude (Ei cara!)."

Yesterday é mais do que uma homenagem à banda — até porque não é preciso ser um fã para apreciar o filme, mas para quem é, aproveite para cantar junto Let It Be, I Want to Hold Your Hand, Help! e muitas outras. A obra é também uma comédia romântica muito bem executada, feita por quem conhece do gênero, e um belo exercício de criatividade.

5 pipocas!

Em cartaz nos cinemas!

 

Deixe seu Comentário

Leia Também