COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Pedro Martinez

Zuckersand: amizade é tudo...

Verão inesquecível

31 JUL 2019 14h42min

A dica de hoje vem da europa; a Alemanha.

É um longa produzido pela TV chamado Zuckersand, em inglês, Sugar Sand = Areia Doce.

No verão de 1979, os amigos Fred (Tilman Döbler) e Jonas (Valentin Wessely) exploram seu pequeno mundo em algum lugar de Brandemburgo e fantasiam sobre um grande feito. Tudo parece estar bem - até que a mãe de Jonas (Deborah Kaufmann) faz um pedido de saída da Alemanha Oriental para a Ocidental. Assim, o pai de Fred (Christian Friedel), que trabalha como funcionário da fronteira, proíbe o filho de lidar com "assuntos da república". Mas para os dois, irmãos de sangue não podem ser separados e assim os dois garotos aventureiros secretamente tomam providências antes de Jonas deixar o país. O vizinho, um geógrafo por passatempo e cético sobre regime, surge com uma idéia: eles precisam cavar um túnel que os levará para a Austrália diretamente se cavarem em linha reta - uma vez lá, eles podem se encontrar novamente.

Conta-se aqui uma história do socialismo real que existiu. Não só do ponto de vista do cotidiano vivido, mas também da perspectiva de uma criança. O filme fala de um início de verão despreocupado; de uma infância protegida; de adultos que se instalaram em uma pequena felicidade particular e de uma mãe que não está aberta a aceitar o sistema.

Embora o filme de Dirk Kummer mude o tom em alguns momentos, da narrativa política para filosófica, ele permanece com uma visão agradavelmente calma dos eventos dramáticos. No geral, Zuckersand cativa com seu realismo poético, e aborda a vida do fim dos 70 com mais detalhes. Segue-se a trama a partir da perspectiva das crianças - não apenas em termos de história, mas também em termos de estética cinematográfica. A direção de arte renuncia a qualquer tipo de clichê de imagem estereotipada moderna e a fotografia tem toques únicos e leves. Simples como crianças são.

Zuckersand é uma história de grande calor humano e veracidade que não transfigura a realidade de maneira ostensiva; e ensina sobre uma amizade que todos deveriam ter em vida.

5 pipocas!

Disponível para download via torrent no Pirate Bay.


 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também