Anastácio pode virar referência no tratamento do autismo em MS

Doença não tem cura e necessita de um atendimento especial e multiprofissional

3 ABR 2019Rodson Willyams10h10min
Foto: Reprodução / Prefeitura de Anastácio

A Prefeitura de Anastácio oferece neste mês atendimento diferenciado para pacientes com Transtorno Espectro Autista (TEA) e seus familiares. Está será a primeira vez que a Secretaria Municipal de Saúde organiza ações para dar visibilidade a essa demanda e acolher esses pacientes dentro do serviço público. Os técnicos passam por capacitação para fazer a busca ativa das pessoas com o diagnóstico no município. Após acolhida, será dado início ao atendimento.

Segundo o município, neste mês serão desenvolvidas ações com a população, já que o assunto é pouco conhecido e pouco colocado em prática. A ideia é criar uma rede para que os portadores do Transtorno Espectro Autista (TEA) recebam atenção de profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, médicos, assistentes sociais, entre outros serviços.

O TEA é um transtorno generalizado do desenvolvimento do cérebro, que pode ocorrer antes, durante ou depois do nascimento da criança. É bastante complexo podendo ser considerado uma condição geral para um grupo de desordens complexas que se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Ela não tem cura, necessita de um atendimento especial e multiprofissional e apresenta vários graus de intensidade.

Confira as outras programações:

Grupo com os pais
Grupo de orientação aos pais de pacientes com diagnóstico de TEA 
Profissional: Psicóloga Gisele Paquer
Local: Salão aos fundos do ESF Anastácio
Datas: 04, 11, 18 e 25 de abril
Hora: 15h30

*Pais de pacientes com diagnóstico de autismo interessados em participar, é só procurar a sua ESF para maiores informações.

Puericultura nas ESFs

Rodas de conversa com mães das ESFs com o psicólogo Kaique Ferreira e mães da Associação dos Familiares de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista de Aquidauana e Anastácio.

ESF Arapongas – 03/04 – 8h
ESF Altos da Cidade – 11/04 – 07h30
ESF Alfredo Garcia – 17/04 – 8h
ESF Anastácio – 18/04 – 8h
CEM – 19/04 – 13h
ESF Umbelina – 23/04 – 7h30
ESF Rural – 25/04 – 07h 
ESF Benta Vieira – 26/04 – 07h30
ESF Maria Francisca – 27/04 – 13h30

Nesta terça-feira, 2 de abril, é a data em que se celebra o Dia Mundial do Autismo. Um evento está programado para acontecer no próximo dia 8, na Câmara Municipal de Anastácio. 

Deixe seu Comentário