Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024
Política

'Não sou um ditador, sou democrata', dispara Bolsonaro sobre decreto de armas

Por outro lado, o presidente voltou a defender o decreto, e disse que tem conversado com senadores sobre o tema

18 junho 2019 - 14h18Por Meia Hora

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira que é um "democrata", e não um "ditador", ao responder sobre o que faria caso o Congresso Nacional derrube o decreto de armas editado por ele. "Eu não posso fazer nada, não sou um ditador, sou democrata", disse.

Por outro lado, o presidente voltou a defender o decreto, e disse que tem conversado com senadores sobre o tema. O Senado deve decidir nesta terça-feira se derruba ou não o texto assinado por Bolsonaro que flexibilizou o porte de armas no Brasil.

Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou os projetos que anulam o ato do presidente. A Constituição Federal permite que o Congresso derrube um decreto que ultrapasse o poder regulamentar ou que trate de algo limitado exclusivamente ao Legislativo. Neste caso, o projeto de decreto legislativo precisa passar pelo plenário do Senado e pela Câmara dos Deputados para ser aprovado.

"Tenho conversado, sim, com senadores, explicando, conversando. Sabemos que no Brasil hoje em dia quem está à margem da lei está armado. Nada mais estou fazendo do que atendendo à vontade do povo expressa nas urnas em 2005 por ocasião do referendo", disse Bolsonaro à imprensa após a cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional, que antecedeu a reunião de conselho do governo.