Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Top Esporte

Escola de futebol municipal vai incluir jovens com paralisia cerebral

Paratletas sul-mato-grossenses brilharam nos Jogos Parapan Americanos em Lima

05 setembro 2019 - 11h26Por PMCG

Os paratletas sul-mato-grossenses brilharam nos Jogos Parapan Americanos em Lima, e quatro dos 14 atletas campeões do futebol de sete chegaram nesta quarta-feira (4) a Campo Grande. Os jogadores foram recepcionados pelo prefeito Marquinhos Trad, que anunciou a implantação do projeto de futebol paralímpico para estimular a participação de novos jovens.

“Estes atletas foram campeões depois de 6 partidas, mas antes desse resultado teve muitos dias de treinos, correções, melhorias e isso os torna exemplos para muitos jovens. Vamos continuar fomentando cada vez mais a participação de crianças e adolescentes no esporte com a inclusão do Futebol de Sete no Projeto Escola Pública”, disse o prefeito parabenizando a equipe e pedindo para que os medalhistas incentivem os jovens na prática esportiva.

Orgulhoso do resultado e exibindo a medalha, o atleta Moacir Fernando da Silva Mota conheceu o futebol de sete pelo técnico de partidas do amador. “Eu treino 10 anos, ele já jogava amador e o professor da época disse que havia equipe especifica para deficiente com paralisia cerebral. “Significa muito, um ouro é a vitória de anos de treino e dedicação. Nos já havíamos trazido o bronze na Copa do Mundo, hoje fomos ouro, é uma história é grande feito”.

Sobre o Projeto

Segundo o diretor presidente da Fundação Municipal de Esportes, Rodrigo Terra, a ideia é incluir no Projeto Escola Pública de Futebol turmas de Futebol de Sete para jovens com paralisia cerebral. “Nós sempre tivemos esse interesse e  essa conquista reforça a importância. Os nossos atletas são a base da seleção brasileira, dos 7 titulares 5 são de Campo Grande. A princípio o projeto acontecerá no Parque Ayrton Senna onde já temos projetos voltados ao paradesporto como a Bocha, o Atletismo e a Petra.”

A seleção, treinada por Paulo Cabral do RJ, tem como auxiliar Marcos Ferreira dos Santos de MS que participou como goleiro da seleção em 6 Paralimpíadas. “É emocionante ver nosso resultado e evolução, nossos atletas se destacando e mesmo com mudanças no time manteve a hegemonia como em 2007 e 2015 conquistando a medalha de ouro do Futebol PC no Parapan 2019”.   Os atletas de Campo Grande são Hebert  Honório Lemes Oviedo, Heitor Luiz Ramires Camposano, Wesley Gabriel dos Santos Ferreira, Moacir Fernando da Silva Mota e Leonardo Giovani Morais.